Pré e probióticos - Explained

Hoje vamos falar sobre o que são e qual a importância dos pré e probióticos no organismo dos nossos patudos.





Antes de esclarecermos os conceitos dos pré e probióticos é importante falarmos na microbiota intestinal e qual a sua função.


A microbiota intestinal é um conjunto de microrganismos comensais (boas bactérias) que evoluíram com seu hospedeiro no sentido de melhorar a sua saúde. Ou seja, são as bactérias boas que vivem no nosso sistema digestivo.

Estas actuam no desenvolvimento do sistema imunitário e na regulação da resposta a patógenos (como bactérias más, vírus, etc),  para o estabelecimento e manutenção da tolerância imunitária da mucosa. Estão, também, envolvidas em vários processos fisiológicos tais como a produção de vitaminas e outros substratos.


Agora que já sabemos o que é e para que serve a microbiota intestinal falemos dos próximos conceitos.


Os probióticos são suplementos alimentares à base de microrganismos vivos (bactérias benéficas) que afetam beneficamente o hospedeiro, pois promovem o balanço da microbiota intestinal.

Alguns probióticos: Lactobacillus casei shirota, Lactobacillus casei variedade rhamnosus, Lactobacillus casei variedade defensis, Lactobacillus paracasei, Lactococcus lactis, Bifidobacterium bifidum, Bifidobacterium animallis (incluindo a subespécie B. lactis), Bifidobacterium longum, Enterococcus faecium


Os prebióticos são substâncias fermentáveis, constituídas basicamente por hidratos de carbono, que têm como objetivo auxiliar as bactérias benéficas do próprio organismo, promovendo o seu crescimento e metabolismo.


Ou seja, os probióticos são boas bactérias que auxiliam na digestão e no bom funcionamento de todo o organismo enquanto que os prebióticos são o "combustível" para os probióticos.




Quais são os cães que beneficiam da sua toma?


Os probióticos são especialmente úteis em infeções gastro-intestinais. Para além

de re-popularem a microbiota intestinal após, por exemplo, um período de má digestão/desbiose, também já está provado que estes são capazes de auxiliar no tratamento de gastrites virais.


Existem também estudos que comprovam que alguns tipos de probióticos como os Lactobacillus podem reduzir a recorrência de infeções do trato urinário.

Hoje em dia já se sabe, também, que auxiliam na prevenção de cancro, especialmente de intestino e bexiga.

Portanto os probióticos são especialmente úteis em animais susceptíveis a infeções gastro-intestinais ou do trato urinário. No entanto, podem (e devem!) ser oferecidos a qualquer cão, mesmo que seja saudável. São suplementos alimentares importantes muito benéficos e que não estão presentes nas rações.




Onde se encontram os probióticos?


Podes encontrar diferentes tipos de probióticos em:

  • Alimentos, como iogurte (idealmente iogurte grego natural sem açúcar), kefir (idealmente kefir de cabra), vinagre de maça (os microorganismos costumam estar localizados no fundo da garrafa pelo que convém agitar um pouco antes de retirar a porção), coalhada ou levedura de cerveja.

  • Formulações comerciais (MaxxiDigest+ e Levedura de Cerveja Aniforte (podes encontrar na nossa loja online), FortiFlora, Entero Chronic, entre outros.



E os prebióticos?


Os prebióticos são encontrados nos alimentos de origem vegetal e nas cascas dos mesmos.. De uma forma geral, essas fibras alimentares específicas são conhecidas como inulina, pectina, lignina e FOS (ou frutooligosacarídos).

Os FOS são encontrados em alimentos como o tomate, a aveia, o trigo e a banana. A pectina é muito encontrada na casca da maçã. A lignina, por sua vez, é facilmente encontrada nas cascas de oleaginosas como a linhaça, além das leguminosas como a soja e o feijão. O alho e os espargos são ricos em inulina.


Assim como com probióticos, também podemos encontrar formulações comerciais. Aliás, muitas formulações comerciais de probióticos já contêm prebióticos também como é o caso da MaxxiDigest+.



Agora que já esclarecemos estes conceitos esperamos que não te restem dúvidas destes suplementos alimentares. No entanto, se tiveres alguma questão não hesites em contactar-nos!