mitos sobre a nutrição canina: "Alimentação com altas quantidades de fibra ajudam a perder peso"





Algo que nos é questionado frequentemente é “ se der comida com alto teor em fibra ao meu cão, ele vai ficar mais saciado e vai acabar por perder peso”. Esta ideia que, em animais carnívoros como o cão, a fibra vai ajudar a saciar não podia estar mais errada. Está afirmação é falsa 👎

Muitas rações comerciais reduzem a quantidade de proteína e gordura na composição e substituem por fibra como casca de arroz, cereais, vegetais amiláceos ou outras plantas para "encher". Outras vezes, os tutores, substituem uma parte da ração comercial por alimentação com arroz ou outros hidratos de carbono, assumindo que estes alimentos, por terem menos calorias, vão deixar o seu cão mais cheio e satisfeito.

A verdade é que, substituir parte da ração por este tipo de alimentação vai fazer com que o teu cão fique pouco saciado e com fome. Isto acontece porque o corpo do teu cão depende de certas necessidades nutricionais. O que deves então fazer se queres que ele perca alguns kg extra?


Se o alimentares apenas com ração comercial e queres que ele perca peso não deves tentar adicionar mais fibra, mas simplesmente diminuir a quantidade de comida que lhe é oferecido.. Para isso, deves reduzir não mais do que 10% da quantidade que deves dar no dia-a-dia. É também sugerido que ofereças alimentação de alta qualidade pois tem mais proteína; ou então substituir parte da ração por proteína animal (carne ou peixe) com pouca gordura.

Se alimentas o teu cão com alimentação natural e queres que perca peso, deves oferecer menos gordura. Podes fazer isto ao remover peles, gorduras e usar carnes mais magras; usar iogurte magro em vez do normal. Hidratos de carbono e fibra aumentam o apetite do teu cão e engordam, por norma, mais do que proteínas ou gordura.

Os cães necessitam de gordura para energia e proteína para se manterem saudáveis.

Independentemente do tipo de alimentação que ofereces ao teu cão para que este perca peso, é sempre importante que seja associado a exercício. É também importante relembrar que, mesmo que queiras que o teu cão perca peso, deves oferecer todos os nutrientes necessários para manter o animal saudável e satisfeito depois de uma refeição.



Filipa Santiago, DVM


11 visualizações